7 de abr. de 2011

Lenda N.º2: Eric Clapton roubou a mulher de George Harrison

Esse é pra mim um dos fatos mais curiosos do rock. Começa quando o Beatle George Harrison passa a adotar a mística hare krishna como doutrina religiosa de um modo muito fervoroso, após uma boa temporada na Índia. A sua então esposa, Pattie Boyd,  acaba ficando um pouco abandonada e um tanto chateada.

Nessa época George ficou muito próximo a Eric Clapton (um dos maiores guitarristas da história). Os dois passavam horas tocando guitarra e usando drogas diversas. O trio se encontrava principalmente na casa de Clapton ou na casa de George.


Pattie Boyd e George Harrison

Aos poucos Clapton vai se apaixonando pela mulher do amigo e passa a ser atormentado por essa paixão crescente e cada vez mais descontrolada. Nessa época, escreveu uma de suas mais belas músicas: Layla, em homenagem secreta a Pattie (Layla seria um pseudônimo).


Pattie Boyd enquanto modelo

Com o tempo, ele não suportou mais seu desejo e desferiu diversas tentativas para conquistar Pattie, que já não estava muito satisfeita com o casamento. A princípio ela resistiu, mas então ela começou a ceder lentamente e em pouco tempo passou a ter um caso com Clapton. Em seguida, abandonou George Harisson e foi morar com Clapton. Apesar de tudo, Clapton e Harrison continuaram amigos, mas o clima nunca mais foi o mesmo.


Eric Clapton e Pattie Boyd

Morando então com Clapton, ela passou a ser responsável pela compra de heroína, e os dois pouco saiam de casa. Passavam o dia inteiro drogados. Clapton, em sua biografia, diz que o sexo era inexistente devido ao grande período de tempo que passavam sob efeito da heroína. Nessa época escreveu Wonderful Tonight, em um dos poucos dias que se aventuraram a sair de casa para jantar fora com Pattie,  ela estava demorando pra escolher um vestido. Ela também sofreu muito enquanto estava Clapton, que só a valorizava quando ela o largava, o que aconteceu repetidas vezes.

A dependência química dos dois desgasta a relação e no final Pattie larga Clapton definitivamente e segue em frente com um novo namorado. Clapton curou sua dependência química em centros de reabilitção, primeiro para heroína, mais tarde para o álcool e por fim casou com Mélia, que é sua atual esposa. Clapton fundou um grande centro de reabilitação -Crossroads Centre- para alcoolistas em Antígua, um paraíso tropical no Caribe.

Um comentário:

Lila disse...

leo, gostei muito do seu blog. muito bem escrito! bjs! :)